Quem somos
A Associação Portuguesa do Trombone (APT), constituída em 2021, nasce do interesse de agregar os esforços de todos aqueles que, ao longo das últimas décadas, têm contribuído para o alcance de reconhecidos níveis de excelência na Performance, Investigação e Pedagogia do Trombone tanto em Portugal como além fronteiras.
Esta associação sem fins lucrativos existe para que todos nós trombonistas, simpatizantes, amadores ou profissionais nos inspiremos mutuamente e nos sintamos motivados a fazer a música de que mais gostamos.
A APT tem como principais objetivos os seguintes:
— Ser um agente facilitador da criação de sinergias.
— A criação de redes de contactos nacionais e internacionais que promovam e potenciem o desenvolvimento da classe e que facilitem a valorização e partilha de processos artísticos.
— Apoiar na promoção do trabalho desenvolvido pelos trombonistas portugueses e dos compositores que componham para o nosso instrumento.
Incentivar à produção de literatura musical para o nosso instrumento.
— Apoiar e divulgar processos de investigação e promover uma discussão científica dos temas relacionados com este instrumento.
— Valorizar o trabalho daqueles que se destacam pela excelência, procurando dar realce aos seus sucessos e às suas conquistas de forma a inspirar outros.
— Ser um agente facilitador na comunicação entre os músicos associados e entidades públicas ou privadas promotoras de eventos, para a celebração de contratos para concertos e outras atividades.
— Ser um veículo para a organização, ou apoio, da realização de Masterclasses, Workshops, Conferências, Encontros, Intercâmbios, Concursos e outros.
— Servir de plataforma para a criação de novos materiais didáticos e recursos que permitam aprendizagens do instrumento motivadoras.
— Ajudar no desenvolvimento profissional dos professores de trombone, através de atividades que desenvolvam a sua formação contínua e específica, para que continuem sempre ativos e motivados no exercício da sua função.
Corpos Sociais

Mesa da Assembleia Geral
Hugo Assunção
Presidente Orquestra Sinfónica Portuguesa (TNSC), Escola Superior de Música de LisboaJoaquim Oliveira
Secretário Conservatório de Música do Porto, Banda Sinfónica Portuguesa, Portuguese BrassNuno Scarpa
Secretário Esproarte (Mirandela), GMS – Quinteto de Metais
Direção
Ricardo Pereira
Presidente Remix Ensemble Casa da Música, Escola Superior de Música de Lisboa, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de BragaJoaquim Rocha
Secretário Orquestra Sinfónica Portuguesa (TNSC)Zeferino Pinto
Tesoureiro Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Portuguese BrassSevero Martinez
Vogal Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (Porto), Orquestra Sinfónica do Porto Casa da MúsicaNuno Henriques
Vogal Escola Profissional de Música e Conservatório de Artes Canto Firme (Tomar), Academia de Música de Almada, Instituto Jovens Músicos (Leiria)